Ah… o amor!
Aquela coisa que te impulsiona a fazer o impossível. Tipo escolher e dar de presente lingerie para a garota amada. Não é de hoje que essas peças de roupa atormentam a mente do homem, seja na chegada do Dia dos Namorados ou nos sonhos libidinosos da madrugada.
Seus tamanhos, seus detalhes, suas rendas, alças e tecido formam um bicho de sete cabeças lindo de morrer.
Pensando nessa árdua missão, fizemos o melhor guia da internet para você achar o conjunto ideal de sutiã e calcinha para presentear sua garota. Com explicações teóricas e, o melhor de tudo, com explicações práticas fotografadas pelo Papo de Homem. As belas Beatriz e Camila são as modelos que vão ilustrar essa nossa brincadeira.
Na Teoria
Passo 1 | Observação
Tudo começa aqui. Observe sua garota:
1. Qual o estilo de lingerie que ela costuma usar? Básico, sensual, super sexy, uma mistura de tudo isso?
2.Quais cores ela opta normalmente para roupas íntimas?
3. Como é a maioria dos sutiãs que ela usa? Tem enchimento (aquela “bolha” na parte interna), abre na frente ou nas costas, com renda, de algodão, tomara-que-caia, de alças que podem mudar de lugar?
E as calcinhas? Fio-dental, daquelas nem tão “fio” assim, das mais grandinhas nas laterais, o quão pequenas ou grandes elas costumam ser?
E as calcinhas? Fio-dental, daquelas nem tão “fio” assim, das mais grandinhas nas laterais, o quão pequenas ou grandes elas costumam ser?
4. Quais tecidos? Algodão? Sintéticos? Muita ou pouca renda? Estampadas?
5. Como são as proporções corporais dela? Tamanho das costas em comparação com o quadril, tamanho de seios, tamanho do quadril, bunda.
Pode parecer complicado, mas não é. Basta dar uma espiada na gaveta enquanto ela estiver no banho ou até mesmo quando ela deixar a peça por aí, tipo no chão do seu quarto. Aproveite e olhe a etiqueta para descobrir que tamanho ela usa de sutiã (42, 44, 46,…), se ele tem enchimento ou não e o tamanho da calcinha (P, M, G,..).
Vá anotando tudo isso em um papel pra não esquecer.
Se você conseguir descobrir tudo antes de partir para o loja será uma grande mão na roda!
Passo 2 | Sutiã
Esta é a peça que costuma criar mais dúvidas na hora compra, tanto pra você quanto pra ela. Isso porque a menina se baseia na seguinte disputa: tamanho dos seios x tamanho das costas.
No Brasil, os tamanhos de sutiã costumam ser fixos (42, 44, 46…). O que isso quer dizer? Que uma garota com pouco seio e costas largas pode chegar a usar o mesmo tamanho que uma garota com muito seio e costas pequenas. Onde falta em uma, sobra na outra e vice-versa.
Entendeu a importância de espiar as peças que la já tem?
Depois de descobrir o tamanho, existe a segunda etapa da escolha do sutiã perfeito: a modelagem. Dá uma olhada nesta explicação.
O nível de sustentação se refere a quanto seio ela tem. A lei da gravidade é cruel e as garotas com muito seio costumam caprichar aqui. Mas toda regra tem sua exceção: quem tem silicone provavelmente não está nem aí pra tal gravidade idiota.
Já para as moças com médio ou pouco seio, surge um aliado: o tal enchimento. Vezes chamado depush-up ou de bojo (ou bolha). No fim das contas, é aquela almofadinha na parte interna e inferior do sutiã. É ele o responsável por dar uma levantada, enriquecer decotes e aumentar o volume.
Porém nem toda garota gosta desse extra. Existem as que curtem assumir que tem pouco seio e enchimento não é pra elas. Por outro lado, existem também aquelas que não vivem sem todos os artifícios possíveis e imagináveis para aumentar o volume. Provavelmente se a sua garota é de algum desses dois grupos, você já sacou isso.
Do lado inverso da coisa também temos as mulheres com muito seio que gostam de valorizar isso e as que preferem “controlar” isso ao máximo. A diferença aqui é para as que controlam.
Elas costumam usar tops, tipo aqueles de academia, que seguram tudo de uma vez só ou até mesmo um top por cima do sutiã. Inclusive, as alças costumam ser mais largas, para segurar o peso. Se você namora uma controladora, avise a atendente da loja de lingerie, ela saberá te indicar o modelo certo e mais confortável.
Tirando o caso acima, as alças são coadjuvantes nesta história. Elas podem ser removíveis ou não, podem não existir, podem ser finas ou grossas, cruzadas os simples. A preferência vai de mulher para mulher. Volte ao passo 1 e observe a sua.
E os tais aros? Eles servem para sustentação também e a maioria dos sutiãs tem. Os que não têm são indicados as siliconadas ou para as de seios pequenos assumidas.
Passo 3 | Calcinha
Regra #1: escolhido o sutiã, saia em busca da calcinha que combina com ele. Depois é partir para a modelagem.
A explicação ilustrada acima já diz tudo. O que convém é você se atentar a qual modelo ela costuma usar (modelagem, tamanho de cobertura, tamanho de tiras laterais, tecidos). Não é incomum garotas com muito quadril usarem a modelagem minitanga, por exemplo. Sem contar as preferências de fio-dental ou cobertura maior.
Existem as que não usam ou as que só usam. Aquela velha dica: observe.
Na parte prática do guia, você verá como algumas coisas podem funcionar ou não.
Passo 4 | Nem sutiã, nem calcinha
Body, camisola e pijamas entram aqui. São mais difíceis de escolher?
Talvez.
O Body é mais indicado pra as garotas que estão com a academia em dia. Em outras condições, se ela tivesse que escolher sozinha, daria um bom trabalho também. Camisola, aquele vestidinho-pijama-sexy e o mais fácil de todos. Basta seguir os conselhos dados no sutiã para escolher qual modelo adornar sua amada. É legal também comprar uma calcinha que combine com ele. Alguns já vêm com ela junto, outros não.
Já os pijamas possuem um leque ainda maior de opções. Como é um presente, o mais legal é que seja algo sexy, com transparências e rendas. O detalhe para se atentar é basicamente o tamanho (P, M, G,…).
Passo 5 | Meia-calça
Você pode combinar o conjunto de calcinha e sutiã com uma meia sete oitavos. Basta escolher a cor e seguir a tabela de tamanhos que costuma ter no verso da embalagem, isso se ela não for tamanho único. Atenção: escolha um modelo que tenha silicone na renda. Desta forma, não precisa de cinta-liga para segurar.
Na Prática
Agora vamos ver o que você aprendeu e tirar esses pontos de interrogação que estão sobrevoando sua cabeça. Beatriz e Camila entram agora para te ajudar em um ensaio exclusivo feito pelo Papo de Homem.
A Bia tem pouco seio, costas médias e quadril largo. Esse sutiã que ela está usando éBalconet. Quer dizer que ele é de sustentação média/leve, aproxima e levanta. Neste caso, o enchimento é opcional, já que a modelagem cumpriu bem seu papel.
A calcinha é Tanga. As laterais são de grossura média, assim como a cobertura (parte de trás).Este modelo é um coringa, funciona bem em todas. A única coisa pra se levar em conta é gosto pessoal de quem vai usar.
Este modelo de sutiã, o clássico, é um belo exemplo daquilo que não funciona em seios pequenos. Ele não tem enchimento algum, e a modelagem da taça é grande. A Bia não tem seio suficiente para preencher tudo, causando esse vão que você vê na foto. Isso ilustra a disputa clássica que comentei de tamanho de seio x tamanho de costas. Se você reparar, o sutiã não está apertando ela nas costas. Uma garota com o mesmo tamanho de costas e com seios grandes preencheria perfeitamente.
Claro, aqui a coisa está muito sexy e você está achando a foto linda. No mundo real, assim que ela sair na rua, terá que tomar cuidado para não mostrar além da conta sem querer.
A Camila é garota de academia. Corpo definido, cintura e quadril pequenos, costas um pouco mais largas e um bom toque de silicone. Sutiã não costuma ser problema pra ela. Esse da foto é outro Balconet, com a diferença que este modelo tem o detalhe de renda por cima. Isso impede que seio “saia” do lugar, mantendo o belo decote.
Calcinha Minitanga é o exemplo aqui. Perfeito para garotas magras, que curtem usar fio-dental ou garotas que não estão muito acima do peso. No segundo caso, por ser mais apertadinha, o calcinha pode marcar muito, criando aquela gordurinha lateral saltada que nós mulheres tanto evitamos mostrar.
Esse modelo é como aquele azul marinho que a Bia está usando acima. A diferença é que a cobertura não é maior, ele é fio-dental. É uma alternativa para a Minitanga, pois marca bem menos e serve em todos os tipos de quadril por ter a lateral mais larga.
Esse sutiã tem a abertura na frente e é do modelo Push-up e Triângulo com aros. Ele é de média sustentação, e por levantar e puxar serve também em seios pequenos.
O sutiã é o mesmo da foto acima. Esse tipo de tiras é chamado de nadador, é isso que influencia a modelagem no “junta e levanta”. A calcinha é Caleçon, modelo maior nas laterais, na altura e na cobertura. Teoricamente, ele favorece todas as mulheres, mas você poderá conferir que existem outras modelagens que ficam melhores na Bia. O quadril dela é mais largo, então um modelo mais cavado fica mais sensual.
Essa é uma Tanga com laterais ajustáveis, iguais à tira do sutiã. Como ela não aperta pode ser usado por quase todas, evitando aquela marca das gordurinhas laterais. Mulher que gosta deste modelo, usa. A sua não usa? Não compre. Ela deve ter suas razões.
Essa foto é pra mostrar que calcinha não precisa ser fio-dental pra ser sexy. Essa tem uma cobertura normal, com o detalhe do franzido. Isso adiciona um volume charmoso, especial para as garotas que não tem muito bumbum.
Sutiã tomara-que-caia, eis outro dilema. Você pode achar que está tudo perfeito nessa foto, mas pra Camila não está. Por ter seios avantajados, a taça precisa ser grande para acomodar tudo. Por outro lado, por ter costas de tamanho médio, faltou tecido para fechar. Esse modelo ficou apertado por não satisfazer a relação seios x costas que ela precisa.
Garotas com seios grandes naturalmente não costumam usar tomara-que-caia. A sustentação não é tão boa e, de duas, uma: ou aperta as costas, ou falta taça.
Para a Bia achamos o tomara-que-caia perfeito, porque ele é também push-up. Com enchimento extra e tiras ajustáveis e removíveis, ela pode customizar a peça como quiser. Uma peça coringa.
Essa calcinha também é Caleçon, mas você consegue identificar a lateral menor? Esse pouquinho a menos valorizou mais as curvas da Bia.
Nessa foto temos diversos exemplos, todos discutidos acima. Fica o desafio: o que está certo e o que está errado?
Essa é a meia-calça 7/8 que comentei na parte teórica. Pode ser usada sem cinta-liga, já que internamente, na parte da renda, ela tem tiras de silicones que evitam que ela escorregue.
Só não esqueça de combinar a cor da meia-calça com a cor do conjunto de lingerie para a namorada.
Esse é um modelo de pijama mais sensual. Transparente, com detalhes de renda e alças reguláveis, você só vai precisar escolher entre P, M ou G.
Uma dica: a Camila é magra e tem seios grandes. Como a blusa é soltinha, acaba escondendo algumas curvas dela. Então, se a sua garota for magrinha, talvez uma blusa mais justa fique bem bacana. Se ela estiver acima do peso e disfarçando a barriguinha com peças mais soltas, esse é o modelo ideal pra ela se sentir confortável.
Aqui a Bia está usando um modelo de sutiã que está na moda, o Corset. Ele tem aros, mas, por não possuir nenhum tipo de enchimento, não valorizou o decote da Beatriz. Para garotas magras, do tipo “mignon”, o Corset fica bem bonito. A escolha só vai depender do volume do seio que a mulher tem e se o Corset tem enchimento ou não. Não é só porque está em todas as revistas de moda que veste bem todas as mulheres do mundo.
E o famoso Body é a peça da Camila. Esse modelo é Triângulo, não tem aros, nem enchimento. Infelizmente, na foto, não dá pra ver, mas as costas são abertas. O que tudo isso quer dizer? Pra ficar legal no corpo, a garota tem que estar tudo em cima. Ele não tem qualquer tipo de sustentação e marcará barriguinha e gordurinhas extras. Na verdade, vai do gosto do freguês também.
Pra finalizar nossa aula prática, fica aí todo o charme da Camila.
Dicas Finais
1. Combine o sutiã com a calcinha. Rola misturar? Sim, mas se você soubesse fazer isso provavelmente não estaria lendo este artigo.
2. Não dê só o sutiã ou só a calcinha. Como mulher, posso dizer que isso cria uma sensação de “incompleto”. Não é muito legal.
3. Preto & Branco são cores infalíveis, independente da cor da pela da sua namorada.
4. Coloridos: opte pelos que dão contraste com o tom de pele dela. Exemplos clássicos: Branca com lingerie azul marinho, Morena com lingerie vermelha.
5. Antes de finalizar a compra, analise as peças. Veja se a renda e o tecido não têm furos causados por descuido de uso, se não há nada descosturado ou se todas as tiras removíveis (caso existam) estão no pacote.
Confira também se os tamanhos são os que você pediu.
Mesmo dando um pijama ou camisola é sempre legal dar junto o conjunto de sutiã que combina com ele. Se a camisola for daqueles com sutiã “embutido”, dê só a calcinha que combina junto.
6. Quando presentear a sortuda, deixe claro que ela pode trocar se não gostar ou se não servir.
7. Por último, mas não menos importante: tente conciliar aquilo que ela normalmente usa e gosta, com aquilo que você curtiria nela. Lingerie é algo íntimo, dado de presente é como se fosse pros dois. Agradar ambas partes é o ideal e mostra certa ousadia do seu lado.
Pronto para presentear sua mulher com um conjunto lindo neste Dia dos Namorados? Aposto que você tem dúvidas e os comentários estão aqui pra isso.
Continuamos a conversa por lá!
Mecenas: Scala Lingerie
O dia dos namorados está chegando e, se você sempre quis dar uma lingerie de presente para sua namorada, mas tinha medo de fazer alguma besteira épica, agora não é mais desculpa.
Todas as lingeries que ilustram nosso tutorial são da nova coleção da Scala. Se você já viu alguma que te interessou aqui no artigo, é só ir pro site deles para conhecer o catálogo completo. Têm muitos outros modelos além dos que estão nesse artigo. Vale a pena conhecer.
Descubra o tamanho que sua pequena usa e corre que ainda da tempo.