terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como cuidar da beleza na gravidez



A gravidez traz restrições e algumas delas, relacionadas à beleza, costumam incomodar um pouco as futuras mamães. Afinal, pode pintar o cabelo? Que produtos podem ser utilizados? Estas e outras questões nem sempre terminam com uma resposta muito cruel. Cuidar da beleza durante a gravidez é muito mais simples do que se imagina!

Pintar o cabelo pode, mas com alguns cuidados. No primeiro trimestre o ideal é evitar as tinturas. Uma opção são os bastões de retoque temporário ou reflexos, para manter a cor sem criar riscos para o bebê. O importante é não deixar esses produtos em contato com o couro cabeludo. Os alisamentos devem ser evitados, já que muitos deles possuem produtos com propriedades desconhecidas, que podem causar problemas para a gestante. Durante a gravidez, invista em hidratações e na escova. O cabelo também sofre mudanças durante a gestação e depois do parto, então alisamentos podem não ter efeitos satisfatórios.

A pele exige uma atenção especial. As limpezas são liberadas, mas é melhor evitar fórmulas com ácido, assim como máscaras secativas, que podem ser absorvidas pela pele. Durante a gravidez, a quantidade de hormônios femininos aumenta muito, o que pode causar manchas na pele. O sol e o calor podem piorá-las, por isso é melhor evitar o sol e não sair de casa sem protetor solar.

Um dos maiores temores das grávidas quando o assunto é beleza são as cruéis estrias. Algumas têm mais propensão a desenvolvê-las, mas isso não garante que a gestante saia ilesa. A principal dica é manter o peso adequado na gravidez, sem ganhos rápidos nem excessivos.  Investir em hidratantes e sabonetes recomendados pelo obstetra ou dermatologista já é meio caminho andado. Mas são os exercícios físicos os maiores aliados contra as estrias. As atividades ideais variam de mulher para mulher, gravidez para gravidez e também de acordo com o período. As mais recomendadas são a caminhada, natação, hidroginástica, alongamento, yoga e musculação.

Cuidar da alimentação é uma das melhores coisas que a mulher pode fazer por ela mesma e pelo bebê.  Caprichar nas proteínas é importante para o bom desenvolvimento da gestação e para a formação da criança. Alguns elementos importantes, como os ácidos fólico e ascórbico, ferro, zinco, cálcio e vitaminas B6, A, D e E não podem ficar de fora do cardápio. Cereais, frutas, legumes, verduras, laticínios e outros grupos nas quantidades certas têm que fazer parte da dieta. Complementos podem ser necessários, mas devem ser tomados de acordo com as orientações do médico.



Belos cílios, um olhar de boneca

Cílios longos, volumosos e bem curvados levantam o olhar e jamais passam despercebidos. Mas nem todas as mulheres têm cílios com todas essas características. Outras até tinham na adolescência e na juventude, mas não os têm mais na fase da maturidade. 

Já faz algum tempo que isso deixou de ser problema. A aplicação de cílios é uma das especialidades da esteticista Rosana Ribeiro, da Equipe Carlos, rede de salões de beleza de Maringá. 

Ela conta que fez o curso há cerca de cinco anos e a partir daí a procura ‘por cílios’ só aumentou. Rosana trabalha com duas técnicas. Uma delas é a aplicação fio a fio, bastante procurada por mulheres que querem dar mais charme ao olhar, mas sem perder a discrição e a naturalidade. 
Cílios postiços levantam o olhar
Segundo Rosana, na técnica fio a fio o rímel é aplicado apenas uma vez para não ‘pesar’ e pode durar até um ano, dependendo dos cuidados, como lavar o rosto de forma delicada e não dormir com o rosto virado para o travesseiro, comprimindo os cílios. 

A outra técnica e também a mais procurada, segundo a esteticista, é feita com tufos naturais. 

"O preenchimento é mais ousado porque abre e levanta o olhar. Nas mulheres de 50 anos a impressão é a de que elas fizeram um lifting, e nas 
meninas fica um olhar espetaculoso. Os cílios vão chamar a atenção", diz, ao repetir comentários de quem paga para ficar com olhar de dar inveja. 

Cílios mais longos, volumosos e o mais natural possível são bem mais bonitos. Para atingir esse objetivo, a esteticista utiliza tamanhos P, M e G, adaptáveis a cada perfil. Neste caso, também é possível fazer reposição.
Quem não quer nada muito espetaculoso pode optar ainda por aplicar os tufos apenas na lateral dos olhos e desfilar um olhar estilo gatinho. Parece bem interessante, não? "Elas adoram. Saem daqui maravilhadas quando colocam os cílios", conta.

Rosana afirma que as técnicas são simples e seguras e a cola usada para fixação é antialérgica e importada.

"São muitas as vantagens, mas com cílios mais longos e volumosos fica muito mais fácil maquiar", revela. Para dar um ‘up’ no olhar, com a ajuda de uma profissional, é preciso desembolsar valores a partir de R$ 50. O procedimento pode durar meses e até um ano, dependendo dos cuidados.

Cílios Í ‘UP’ todos os dias! aplique você mesma!
Além da aplicação de cílios em salões, comprá-los em lojas especializadas em cosméticos é uma alternativa mais acessível. Um detalhe: certifique-se da qualidade e procedência.

Passo 1: Antes de qualquer coisa, limpe a pele. Depois, prepare-a com base, corretivo e um pouco de pó pra tirar o brilho. Em seguida, aplique a sombra - pode ser um bege rosé para ficar natural e destacar ainda mais os cílios.

Passo 2: Passe cola nos cílios numa quantidade que garanta uma boa fixação. 

Passo 3: Pegue os cílios com a ajuda de uma pinça. Esse truque facilita. 

Passos 4, 5 e 6: Aplique os postiços na raiz dos seus cílios naturais. Existem duas formas melhores: aplicar com os olhos fechados ou olhando para baixo. Caso você não consiga, aplique olhando reto para o espelho. Tenha calma no começo, vá colocando aos poucos e sentindo que grudou tudo. Para ajudar na secagem, abane um pouco com um leque ou com um papel e nunca com secador ou ventilador. Caso contrário, os cílios irão pelos ares.
Passo 7: Aplique o delineador. 

Passo 8: Aplique a máscara com a ponta do pincel, passando em cílio por cílio, pra misturar os naturais aos artificiais e ajudar a parecer mais natural. Se seus cílios naturais foram muitos lisos e caídos nos olhos, é bom aplicar um curvex neles antes de colar os postiços.

Passos 9, 10 e 11: Aplique o delineador ou faça o truque da sombra molhada, que você já conhece. Certifique-se de que os cílios estão fixos!

Ç Passo 12: Pronto: linda e maravilhosa, aplique um gloss bege rosé e seu batom de preferência.