terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como cuidar da beleza na gravidez



A gravidez traz restrições e algumas delas, relacionadas à beleza, costumam incomodar um pouco as futuras mamães. Afinal, pode pintar o cabelo? Que produtos podem ser utilizados? Estas e outras questões nem sempre terminam com uma resposta muito cruel. Cuidar da beleza durante a gravidez é muito mais simples do que se imagina!

Pintar o cabelo pode, mas com alguns cuidados. No primeiro trimestre o ideal é evitar as tinturas. Uma opção são os bastões de retoque temporário ou reflexos, para manter a cor sem criar riscos para o bebê. O importante é não deixar esses produtos em contato com o couro cabeludo. Os alisamentos devem ser evitados, já que muitos deles possuem produtos com propriedades desconhecidas, que podem causar problemas para a gestante. Durante a gravidez, invista em hidratações e na escova. O cabelo também sofre mudanças durante a gestação e depois do parto, então alisamentos podem não ter efeitos satisfatórios.

A pele exige uma atenção especial. As limpezas são liberadas, mas é melhor evitar fórmulas com ácido, assim como máscaras secativas, que podem ser absorvidas pela pele. Durante a gravidez, a quantidade de hormônios femininos aumenta muito, o que pode causar manchas na pele. O sol e o calor podem piorá-las, por isso é melhor evitar o sol e não sair de casa sem protetor solar.

Um dos maiores temores das grávidas quando o assunto é beleza são as cruéis estrias. Algumas têm mais propensão a desenvolvê-las, mas isso não garante que a gestante saia ilesa. A principal dica é manter o peso adequado na gravidez, sem ganhos rápidos nem excessivos.  Investir em hidratantes e sabonetes recomendados pelo obstetra ou dermatologista já é meio caminho andado. Mas são os exercícios físicos os maiores aliados contra as estrias. As atividades ideais variam de mulher para mulher, gravidez para gravidez e também de acordo com o período. As mais recomendadas são a caminhada, natação, hidroginástica, alongamento, yoga e musculação.

Cuidar da alimentação é uma das melhores coisas que a mulher pode fazer por ela mesma e pelo bebê.  Caprichar nas proteínas é importante para o bom desenvolvimento da gestação e para a formação da criança. Alguns elementos importantes, como os ácidos fólico e ascórbico, ferro, zinco, cálcio e vitaminas B6, A, D e E não podem ficar de fora do cardápio. Cereais, frutas, legumes, verduras, laticínios e outros grupos nas quantidades certas têm que fazer parte da dieta. Complementos podem ser necessários, mas devem ser tomados de acordo com as orientações do médico.



Nenhum comentário: